• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nil4marizdaniecar
  • Perguntado 9 anos atrás

Nos estudos sobre as relações de autoridade em sala de aula, pudemos perceber que o poder que o professor possui é legitimado e consentido socialmente pela função que este deve desempenhar na formação das novas gerações. Está alicerçado na crença de que o professor possui um saber, uma competência técnica, um conhecimento, uma experiência na condução da turma e na construção das individualidades. Nessa relação estabelecida o poder que se encontra na base pode ser um poder consentido ou um poder imposto e coercitivo.

De acordo com essa afirmativa estabeleça a diferenciação entre uma relação de autoridade e uma relação autoritária.

Respostas

respondido por: LEIDINEIADALVI
27

       Autoridade: Direito ou poder de fazer-se obedecer, de dar ordens, tomar decisões, agir. Aquele que tem  esse direito.

       Autoritário: relativo a autoridade; que se firma numa autoridade  forte ,dilatorial,revestido de autoritarismo ,dominador ,impositivo; a favor do principio de submissão cega a autoridade.

       A autoridade de um professor  deve derivar de sua postura profissional, da firmeza com que esclarece conceitos, planos de aulas bem pensados e produzidos, de sua capacidade de ouvir, de seus estudos e atualização constante e da clara consciência de que ,naquele espaço sagrado chamado sala de aula, ele deve exercer um comando que demonstre sua paciência ,persistência, capacidade de argumentação e diálogo e principalmente experiência e inteligência.

     O professor, quando admite uma postura autoritária, acaba que fazendo com que o aluno rompa totalmente a capacidade de interação, criação, edificação do próprio conhecimento, de poder levantar e esclarecer dúvidas, assim como toda a autonomia que ele pode ter, mas que acaba se fechando devido à autoridade do professor. O aluno se torna um espectador e comparece às aulas como se estivesse vendo televisão. Fica nesta situação e pode, na maioria das ocasiões, aprender muito pouco ou, em alguns casos, coisa nenhuma.





Perguntas similares