Respostas
respondido por:
1
. A MÍMICA O que é a mímica Relação entre Mimo, Gesto e Verbo Formas de Mimo Pantomima Mimo e Pantomima Origens e desenvolvimento da arte mímica A mímica na Idade Média O período barroco A mímica no século XX A mímica moderna Marcel Marceau O que é a Mímica A expressão provém do grego «mimos», que significa «imitar». Arte do movimento corporal. Forma dramática que pretende utilizar apenas o gesto e a expressão facial como meios de expressão. Arte que permite ao actor, por meio de gestos, expressões fisionómicas, atitudes e movimentos coordenados, dar corpo à personagem que representa e materialidade a objectos evocados. Relação entre Mimo, Gesto e Verbo O mimo está apto a produzir um constante dinamismo do movimento, é uma arte em movimento na qual a atitude é apenas pontuação”. O gesto restitui o ritmo de uma espécie de fraseado valorizando os momentos-chaves do gesto, detendo-se imediatamente antes do início ou do fim de uma acção, atraindo a atenção para o desenvolvimento da acção gestual e não para o seu resultado (técnica épica): “No mimo, o espectador só capta o gesto se o preparamos para isso. Assim, quando vou apanhar uma carteira, primeiro levanto a mão, olha-se para a mão, e em seguida é que me dirijo à carteira. Existe um tempo de preparação, e depois uma outra acção” (MARCEAU). O mimo estrutura o tempo à sua maneira, decide o tempo das paragens ou da “pontuação” marcada pelas atitudes dos BS – 2004 http://pwp.netcabo.pt/calbsilva/teatronaescola/bloco%201/mimica.htm 12. actores. Deste modo, ele separa-se do ritmo da frase verbal e evita o efeito de redundância. Formas de Mimo O mimo varia de acordo com cada intérprete e não se pode falar em género, no máximo em tendências: O mimodrama constrói toda uma fábula a partir de um encadeamento de episódios gestuais, vai ao encontro das estruturas narrativas da comédia ou da tragédia (ex.: MARCEAU). O mimo dançado utiliza um gesto estilizado, abstracto e depurado à maneira de um balet. É acompanhado de música e muitas vezes confunde-se com a dança (ex.: TOMASZEWSKI). O mimo puro corresponde a um gesto que não imita uma situação, não visa o efeito de reconhecimento; é abstracto e despojado. O mimo corporal provém das experiências de COPEAU no Vieux- Colombier: o actor, o rosto mascarado, o corpo, tão nu quanto o permitia a decência” (DECROUX), praticava uma ‘arte dramática interpretada exclusivamente com o corpo”, ancestral de todo o teatro gestual contemporâneo. Pantomima A pantomima antiga era a “representação e a audição de tudo o que se imita, tanto pela voz, como pelo gesto: pantomima náutica, acrobática, equestre; procissões, Carnavais, triunfos etc.” No final do século I a. C., em Roma, a pantomima separa texto e gesto, o actor mima cenas comentadas pelo coro e pelos músicos. A pantomima tem a sua época áurea nos séculos XVIII e XIX: arlequinadas e paradas, jogo não-verbal (cenas mudas) dos actores de feira, que reintroduzem a palavra através de subterfúgios engraçados (como cartazes). Hoje, a pantomima não usa mais a palavra. Tomou-se um espectáculo composto unicamente dos gestos do comediante. Próxima da anedota ou da história contada através de recursos teatrais, a pantomima é uma arte independente, mas também um componente de toda a representação teatral, particularmente dos espectáculos que exteriorizam ao máximo o jogo dos actores e facilitam a produção de jogos de cena ou quadros vivos. No século XX, os BS – 2004 .
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás