• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: karockmaria
  • Perguntado 9 anos atrás

Uma redação sobre conhecimento agente de transformação ?Uma redação de no minimo 20 linhas por favor mim ajudem.

Respostas

respondido por: genilza12
0
A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo. Não é uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade e incentiva o diálogo. Não é “Educação Informal” porque visa a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito. É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social. A principal característica da Educação Popular é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino. É aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano dele. A Educação é vista como ato de conhecimento e transformação social, tendo um certo cunho político. O resultado da desse tipo de educação é observado quando o sujeito pode situar-se bem no contexto de interesse. A educação popular pode ser aplicada em qualquer contexto, mas as aplicações mais comuns ocorrem em assentamentos rurais, em instituições sócio-educativas, em aldeias indígenas e no ensino de jovens e adultos.
respondido por: anarosainstitutolins
0

Resposta:

O trabalho de gestão escolar e de sala de aula é marcado por implicações de muitas dimensões, pois está intimamente ligado em lidar com pessoas. É um processo desafiador, porém, quando assumido com responsabilidade e participação, favorece a construção da autonomia dos educandos e, consequentemente, dos demais envolvidos.

É importante para uma educação participativa que se reverta o quadro atual da escola.

Será preciso:

- Oportunizar uma gestão participativa, na qual todos devem tenham espaço para exercer seus papéis.

- Fomentar o diálogo, pois, quando se planeja de modo coletivo, cada um expõe suas ideias e se reconhece como integrante do grupo. Assim, há mais possibilidades de efetivação do projeto, porque haverá sentido no que for feito.

- Abrir espaços para os educandos participarem na escola, pois oportuniza a formação de sujeitos. Eles entenderão e farão uso da cidadania, sentindo-se responsável pelo espaço escolar.

- Propiciar momentos de reflexão em que os educadores possam rever seu ato educativo e se engajar na proposta de buscar alunos, pais e comunidade para dentro da escola.

- Criar estratégias para que o espaço escolar seja um lugar prazeroso, onde todos os segmentos queiram estar.

Explicação:

Perguntas similares