• Matéria: Geografia
  • Autor: lucianayvalter
  • Perguntado 9 anos atrás

população do pantanal

Respostas

respondido por: zerofx
1
A população do Pantanal pode ser considerada pequena, se comparada a sua área; menos de 1 habitante por km2. Porém, circundando seus limites, já existem infra-estruturas urbanas consideráveis. São as grandes metrópoles que crescem dia-a-dia, como Cuiabá, capital de Mato Grosso e Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. 
Do circuito turístico do Pantanal, fazem parte também, as cidades de Barão de Melgaço, Poconé, Cáceres, Santo Antônio do Leverger e Livramento. 
A Transpantaneira, a principal estrada do Pantanal, foi projetada para ligar Cuiabá a Corumbá, porém seu trajeto está concluído apenas até Porto Jofre. 
Estes 145 km são considerados a via turística de toda esta imensa área, localizado unicamente no municipio de Poconé. 
Entre os paralelos 16 e 22 e os meridianos 56 e 58° e 30' W Greenwich, aproximadamente estendem-se os 233.465km2 do Pantanal, como imenso ventre da América do Sul. 
Há milhares e milhares de anos, quando o homem ainda nem existia nas Américas, um formidável movimento da Terra deixava liberar forças poderosas que provocaram o levantamento das cadeias de montanhas que separam o Pacífico e o Atlântico. Essas forças tectônicas que irrompiam do interior da Terra, mais poderosa que a dos maremotos e terremotos, elevaram a cadeia montanhosa dos Andes, formando um grande mar no interior da América do Sul. Esse mar levou milhares e milhares de anos para secar, formando a imensa planície aluviana do Pantanal. As águas dos rios que vinham do Norte e do Leste afluiram para essa planície, fertilizando suas terras baixas e planas. 
Essa é uma das explicações de formação do Pantanal. Há outras discordantes que negam tenha havido mar e consideram a planície pantaneira resultado de outros fenômenos geológicos. 
De todo modo, o Pantanal começa muito antes dessa extensa e contínua , planície quaternária. Começa nas Serras e Chapadões da Amazônia e do Centro-Oeste brasileiro, nas cabeceiras dos numerosos rios que trazem de longe os sedimentos com que vão fertilizá-la. 
Perguntas similares