• Matéria: Pedagogia
  • Autor: gabi2781
  • Perguntado 9 anos atrás

A história da educação especial acompanha a própria história da humanidade. Passamos por períodos de eliminação e exclusão de pessoas que destoavam do padrão de normalidade da época até os movimentos que buscavam a garantia dos direitos do cidadão por meio da integração nos ambientes sociais. Especificamente no Brasil, esses movimentos ganharam força

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
76
Olá.


Você esqueceu das alternativas.


a) a influência das ações de inclusão desenvolvidas em outros países.

b) a determinação do governo, a partir da década de 1960, de que toda criança com deficiência deveria receber atendimento e obrigatoriamente estudar em escolas regulares.

c) A criação de instituições especializadas, no século XIX, que se preparavam para atender esse público nas escolas regulares.

d) O atendimento clínico, que defendia a interação social para o desenvolvimento das crianças com deficiência.

e) A ditadura militar, que presava pelos movimentos sociais de valorização do sujeito e defesa da liberdade e respeito ao cidadão.


A exclusão de pessoas por apresentarem deficiência era muito grande, podemos destacar principalmente na Grécia Antiga, onde na cidade de Esparta, eles eliminavam pessoas que eram "anormais", já que não serviam para entrar no exército.


Mas com o tempo, a visão foi mudando. Isto porque, como já é possível compreender, são pessoas normais e que possuem direitos e deveres, iguais os restantes.

No Brasil, isso começou a mudar depois que outros países começaram a ter um olhar melhor para a sociedade que possuía deficientes.


Por isso, a alternativa correta é a letra A.


Espero ter ajudado!
Perguntas similares