• Matéria: Português
  • Autor: 5548
  • Perguntado 9 anos atrás

"Uma estranha palavra -Kommunist". Liesel a ouvia varias vezes nos anos mais recentes."Comunista". No inicio do livro, quando a menina queria saber o significado dessa palavra , o que a mãe lhe respondia ? O que essa palavra tem a ver com o conteúdo da obra ? Justifique ??? me ajuda pfvr??

Respostas

respondido por: marthahood
1
"Quando perguntara à mãe o que a palavra significava, ela lhe dissera que isso não tinha importância, que ela não devia se preocupar com essas coisas." A menina que roubava livros se passa na Alemanha em plena época da ocupação de Hitler. A ideologia nazifascista sempre esteve em choque contra as ideias comunistas, então como os pais de Liesel estavam sendo perseguidos pelo governo por supostamente apoiarem o comunismo, a menina teve de ser deixada com uma família típica alemã, fiel ao nazismo, enquanto seu pai tivera destino ignorado e sua mãe teria o tratamento para "uma doença que nunca se curava". Embora a garotinha não soubesse, seu pai era judeu e a mãe comunista, portanto classificavam-se como dois grandes indesejáveis aos olhos nazistas. É a partir daí que se desenrola todo o resto do enredo, sendo assim a grande mola propulsora da obra (que aliás vale muito a pena ler)
respondido por: Liziamarcia
0
Esta palavra KOMMUNIST ( comunista ) aparece no começo do livro para explicar porque Liesel é o irmão que morreu foram " adotados "por uma família nazista .Na época quando surgiu o NAZISMO a ideologia nazifascista era contra as ideias comunistas, e os pais de Liesel foram perseguidos pelo governo porque apoiavam o comunismo, a menina teve de ser deixada com uma família típica alemã, fiel ao nazismo . O seu pai " sumiu "por ser judeu e a mãe "comunista "foi internada como louca .
Perguntas similares