Respostas
PRESSÃO NO CORPO HUMANO
Uma grandeza física muito importante para compreendermos as propriedades de um fluido é a pressão que este exerce sobre os materiais. Vários fenômenos comuns nas nossas vidas estão relacionados com o conceito de pressão. O meteorologista nos informa sobre a pressão atmosférica, o frentista do posto de combustível e de serviços mecânicos confere a pressão dos pneus de nossos carros, o médico mede nossa pressão sangüínea como parte do exame físico.
Pressão é definida como a força por unidade de área exercida por um gás ou um líquido sobre o recipiente que o contém, ou sobre objetos contidos nestes fluidos. Para um sólido essa mesma quantidade (força por unidade de área) é referida como tensão (stress).
A unidade de pressão no Sistema Internacional de Medidas (SI) é o N/m² (Newton por metro quadrado) – também denominada pascal (Pa).
O que é pressão atmosférica?
O ar, que está em torno da Terra sofre ação da força gravitacional, ou seja, o ar tem peso. Todos os corpos que estão em contato com esse fluido estão sujeitos ao seu peso. Lembre-se que a camada atmosférica do planeta possui dezenas de quilômetros de altura, portanto, embora a densidade do ar seja bem pequena, há uma força (peso) considerável aplicada sobre os corpos, que chamamos de pressão atmosférica.
Nos planetas que possuem atmosfera, haverá pressão atmosférica. Na Lua, por exemplo, não há essa pressão, pois não existe atmosfera ao seu redor.
A existência dessa pressão era desconhecida pela maioria das pessoas, inclusive na época de Galileu no século XVII, sendo contestada por muitos estudiosos da Física. O amigo e contemporâneo de Galileu, Evangelista Torricelli, realizou uma experiência que se tornou famosa, pois além de demonstrar que a pressão atmosférica existia, determinou também seu valor (ALVARENGA, 2000).
Torricelli encontrou que o valor da pressão atmosférica ao nível do mar é de 76 cmHg. Dessa forma 76 cmHg corresponde a 1 atmosfera (1 atm). No sistema internacional, 1 atm equivale a 1,01x N/m² .
Se a mesma experiência fosse realizada no Monte Evereste, o valor encontrado seria aproximadamente de 26 cmHg. Evidenciando que, com aumento de altura em relação ao nível do mar, a pressão proporcionada pelo peso da "coluna" de ar é menor, ocorrendo redução na pressão atmosférica. A densidade do ar diminui com o aumento da altura em relação ao nível do mar. Qualquer corpo a uma altura de 16 Km acima do nível do mar suportará aproximadamente 10% do ar atmosférico. (DÚRAN, 2003)
Ao nível do mar, cada metro quadrado de superfície terrestre está sujeito a uma força equivalente a 101.000 N. Se 1N é aproximadamente 0,1 Kgf, então o valor dessa força em Kgf será igual a 10.100 Kgf para a área mencionada.