• Matéria: Matemática
  • Autor: carlosrafael96
  • Perguntado 9 anos atrás

Se as equações ax + y - 1 = 0 e 2x + by - 2 = 0, com a e b reais possuem o mesmo gráfico, então a e b valem, respectivamente :
a) 1 e 2 b) 1 e -2 c) -1 e 2 d) -1 e -2 e) 2 e 1

Respostas

respondido por: professorlopes
1
Olá, tudo bem? Algumas considerações:

1º)Se as equações possuem o mesmo gráfico, portanto, são coincidentes e, todos os pontos de uma equação, servirão para a outra equação, em outras palavras, as equações terão, aparentemente, todos os valores iguais;

2º)Entretanto, a segunda equação parece diferente pois o termo independente é -2, enquanto na primeira equação é -1.... o que fazemos, então, é dividir TODA a segunda equação por "2", ficando assim:

2x + by - 2 = 0 (:2)\rightarrow \frac{2x}{2}+\frac{by}{2}-\frac{2}{2}=0\rightarrow x+\frac{b}{2}y-1=0\\

\text{Agora, por compara\c c\~ao visual}:\\

\boxed{a=1}\,\,\text{e}\\
\dfrac{b}{2}=1\rightarrow \boxed{b=2}\\ \boxed{\text{Alternativa\,\,\,``a"}}

Qualquer dúvida, por favor, é só me comunicar, ok? Muito Agradecido!!

professorlopes: Precisando, é só postar..... se eu estiver offline, é só deixar mensagem.... Muito Agradecido novamente, bons estudos e fique com Deus!!
carlosrafael96: Muito obrigado me ajudo muito
professorlopes: Ok..... :)
carlosrafael96: eu estou com uma duvida na comparação porque a= 1 e b=2 e a intenção de dividir a segunda por 2 é dar -1 para ficar parecido com a outra ??
professorlopes: ok... veja que, como os gráficos são os mesmos, as retas são, na realidade, a mesma. Dessa forma, quando nós, literalmente, olharmos as duas equações, elas devem ser, a mesma... Veja que a primeira equação é "ax + y - 1 = 0" que é, por enquanto, visualmente diferente da segunda "2x + by - 2 = 0". Para que elas fiquem exatamente iguais, eu me baseei pelo -1 e pelo -2, alguma coisa precisaria ser feita.....(continua)...
professorlopes: ....(continuando) então, o que eu fiz, foi dividir toda a segunda equação, daí eu fiquei com: (2/2)x + (b/2)y - (2/2)=0/2 o que resultou em "1x + (b/2)y - 1 = 0", e essa era a forma final da segunda equação.... agora, visualmente, está quase igual à primeira "ax + y - 1 = 0", bastando eu colocar, no "a" da primeira equação o valor "1"(da segunda equação) e, ainda, eu colocar no "b/2" da segunda equação o valor "1"(da primeira equação)....(continua)....
professorlopes: ...(finalizando)...portanto. "a=1"(nenhum cálculo a ser feito) e "b/2=1"(se a metade de "b" é 1, então "b=2")... é isto, ok?
carlosrafael96: agora entendi amigo
carlosrafael96: muito obrigado
professorlopes: ok.... :)
Perguntas similares