Respostas
A dúvida metódica de Descartes é uma dúvida sem nenhum erro, sem nenhuma falha, ou seja, é uma dúvida com exatidão, sem nenhuma possibilidade de ser contraposta ou algo do tipo. Por exemplo, Descartes atribuía grande valor à matemática como instrumento de compreensão da realidade. Por que ele deu o exemplo da matemática? Porque a matemática é uma dúvida metódica. Ela é exata, sem erros. Na sua obra "Discurso do método" ele mostra quatro regras essenciais, consideradas por ele capazes de conduzir o ser em busca da verdade. Não vou mostrar essas regras por que se não vai ficar muito longo.
Abraço, espero ter ajudado!
Lucas Santos.
A dúvida metódica de Descartes é um método para chegar ao conhecimento das ideias claras e distintas, partindo da rejeição de tudo que não pode ser inquestionável.
Parte da construção argumentativa em Meditações Metafísicas, o exemplo mais conhecido da dúvida metódica é a rejeição de Descartes de todos os conhecimentos que julgava verdadeiros até então, chegando a duvidar que tudo o que via era apenas ilusão e que nem mesmo ele existia.
A dúvida metódica rejeita, então, as próprias bases do que seria o "conhecimento" seguro para fundamentá-lo em bases que fossem realmente impossíveis de duvidar, que fossem realmente seguras.
De forma breve, poderíamos dizer que a dúvida metódica de Descartes aconselha duvidarmos de tudo que possa ser posto em dúvida e reanalisar sempre algo que nos foi dito como verdade.
Mais sobre Descartes em:
https://brainly.com.br/tarefa/17475884