Respostas
Devido ao evidente fracasso do sistema,a Coroa percebeu a necessidade de centralizar a colonização e o fez através do Sistema de Governo Geral,em que o Governador era o representante do rei na colônia e o Ouvidor geral,o Capitão Mor da Costa e o Provedor Mor eram auxiliares da administração,respectivamente representando as instâncias da justiça,defesa e fazenda,essa medida possibilitava uma maior eficácia e rapidez na resolução de questões dentro da colônia.
Entre 1500 e 1530, a coroa portuguesa teve dificuldades em desbravar a nova terra, não foi encontrado ouro e o novo território sofria invasões estrangeiras.
Em 1530, com a implementação das capitanias hereditárias, as dificuldades foram a falta de recursos, resistência indígena e a má administração causada pela falta de experiência dos particulares.
Colonização do Brasil
Entre 1500 e 1530, os portugueses estabeleceram a exploração do pau-brasil, por meio do escambo com os indígenas. Nesse período, Portugal estava focado no comércio com o oriente que era lucrativo.
Nesse período, algumas expedições para reconhecimento do local foram expulsas pelos nativos.
As invasões estrangeiras e o declínio do comércio com o oriente levaram Portugal a tentar aumentar o controle e efetivar a colonização do território. Assim, Portugal estabeleceu as Capitanias Hereditárias.
Capitanias Hereditárias
- O território foi dividido em faixas, que eram as capitanias.
- Essas terras foram doadas a nobres, que ficavam responsáveis pela colonização.
- Esses nobres, chamados de donatários, ficavam responsáveis por administrar, povoar, defender e desenvolver a região.
- Essas terras eram hereditárias, passadas de pai para o filho.
- Apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco deram certo.
Em 1549, o rei português criou o governo geral, a nova forma de administrar a colônia. Era uma forma de poder mais centralizada.
Leia mais sobre as capitanias hereditárias: https://brainly.com.br/tarefa/39184603
#SPJ2