Respostas
Os principais gases que destroem a camada de ozônio são o tetracloreto de carbono (CTC), brometo de metila, halon, clorofluorcarbono (CFC) e hidrofluorcarbono (HCFC).
Os clorofluorcarbonos estando presente de modo expressivo na fabricação de componentes aerossóis e equipamentos refrigeradores. Quando entra em contato com a camada de ozônio, o CFC se desintegra e libera cloro — que, por sua vez, reage com o ozônio e compromete a camada protetora da Terra.
existem novos gases que também contribuem de modo expressivo para que haja a deterioração da barreira natural. Essas substâncias ainda estão sendo estudadas, visto que suas origens são desconhecidas, mas a maior suspeita é de que elas sejam utilizadas para a fabricação de materiais eletrônicos, produtos de limpeza e inseticidas.
Entre os tipos de gases que destroem a camada de ozônio já identificados, o que possui consequências mais agressivas à barreira é o CFC 113a, utilizado principalmente na fabricação de inseticidas usados na agricultura. O HCFC 133a também vem ganhando estudos cada vez mais aprofundados pela comunidade científica, uma vez que é usado em pequenas concentrações para a fabricação de aerossóis e refrigerantes.