• Matéria: História
  • Autor: Pedrhoo
  • Perguntado 8 anos atrás

Na epoca da eleicao de getulio vargas,uma cançao popular afirmava:"Bota o retrato do velho/ bota no mesmo lugar/ o sorriso do velhinho/ faz a gente
trabalhar".Examinando esses versos,explique de que maneira eles refletem a estratégia usada por Vargas para retornar ao poder.

Respostas

respondido por: ferretti
286
Olá!

Getúlio Vargas procurava se caracterizar como um velho amigo da população brasileira. Sua importância no campo trabalhista também o fazia apelar para este tipo de aclamação: "faz a gente trabalhar". Suas características populistas trazem, claramente, impressa, uma ideologia elitista que visava se propagar através das classes baixas com medidas que agradavam os menos favorecidos ao mesmo tempo em que financiava a classe alta.

Vargas, portanto, utilizou-se da estratégia populista para assumir o poder em todas as eleições que participou e no seu golpe da década de 1930 também. Isso fez com que ele fosse bem visto por muitos brasileiros, mas odiado por outros tantos que percebiam nas medidas varguistas os sinais da alienação popular que ele procurava propagar através de seus investimentos em publicidade e propaganda.

Abraços!
respondido por: natalia8657
45

Resposta:

Esta canção faz uma alogia aos feitos anteriores de Getúlio Vargas antes deste sair do poder por seis anos, em função do primeiro estabelecimento de seu mandato. O fato de a letra desta música citar o termo "o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar", exprime um conceito de que Vargas promovia relações de abuso de poder, mesmo este tendo melhorado as relações trabalhistas ao longo do tempo. Getúlio Vargas também foi o principal responsável para que se estabelece uma Ditadura Militar no Brasil. Quando esta chegou ao fim, Vargas cometeu suicídio no Palácio do Catete deixando para trás uma das frases mais memoráveis já ditas: "saio da vida, para entrar na história".

Perguntas similares