Releiam as aulas-texto 5 a 9 e reassistam os vídeos “Um Experimento Envolvendo Estequiometria”] e “Experimento com Balões” e depois releiam o resumo apresentado em congresso científico “Avaliação das possibilidades de uso de vídeos digitais didáticos de experimentos para o ensino de estequiometria” [http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1131-1.pdf] de autoria de Milton Basto Lira e Maria Celina Piazza Recena.
Tentem entender realmente como o experimento apresentado aconteceu. Após isso, responda as seguintes questões:
Questão 1
No primeiro experimento observamos as massas iniciais e finais. Houve alteração nas massas? Podemos justificar esta observação através de que lei?
Questão 2
Que fator foi o responsável pelas variações dos volumes dos balões? Explique.
Respostas
respondido por:
0
1) Na experiência a massa se conserva, Lei de Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier.
2) A quantidade de bicarbonato de sódio foi a mesma, o que variou foi a quantidade de vinagre, quanto mais vinagre, maior fica o balão. O bicarbonato de sódio apresenta a fórmula química NaHCO3. O vinagre é uma combinação de água com 5% de ácido acético. Como os dois componentes apresentam substâncias químicas, quando combinados, ocorre uma reação. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que origina as bolhas.
Volumes de ácido acético: 1, 4, 7, 10 e 13 medidas (tampas de garrafa PET)
(a equação deve estar balanceada; isto é, deve obedecer à lei da conservação da massa, tendo o mesmo número de átomos de cada espécie em ambos os lados da seta).
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
As massas inicial e final tiveram uma pequena variação porque o sistema não estava hermeticamente fechado, pois conforme a lei de Lavoisier, as massas permaneceriam constantes e conforme o experimento demonstrado, podemos considerar esta variação desprezível, desta forma mantém-se constante por causa da lei da conservação das massas.