Respostas
La Llorona é a mais famosa lenda urbana mexicanas, como toda boa lenda, tem algumas variaçôes... mas esta é a versão mais contada no mexico:
Dizia-se que era uma mulher indígena, apaixonada por um cavaleiro espanhol ou criollo, com quem teve três meninos. No entanto, ele não formalizou a sua relação: limitava-se a visitá-la e evitava casar-se com ela. Tempo depois, o homem casou-se com uma mulher espanhola, pois tal enlace resultava-lhe mais conveniência. Ao certificar-se, Llorona, enlouqueceu de dor e afogou os seus três filhos no rio. Depois, ao ver o que tinha feito, se suicidou.
Desde então, o seu fantasma tem se ouvido a gritar "Ai, meus filhos!" (ou então, emite um gemido mudo). Costumam achá-la na margem do rio, percorrendo o lugar onde seus filhos morreram.
Essa lenda é tão marcante para os naturais deste país que, mesmo descendentes de imigrantes vivendo nos Estados Unidos da América e no Canadá, afirmam ter visto La Llorona nas margens dos rios.
Em 1933 esse mito, na versão que narra a história de la Malinche (indígena que serviu de intérprete e foi amante de Fernando Cortez), foi levado às telas, num filme mexicano intitulado La Llorona, estrelado por Virginia Zurí.
La Llorona foi a personagem caçada por Nick Burkhardt, no episodio 9 da segunda temporada da série Grimm... espero que tenha te ajudado