RESPONDA SE PUDER AS 3 PERGUNTAS ABAIXO:
1 - O Zika Vírus é confundido muitas vezes com a dengue e a chikungunya. De acordo com a pesquisa recentemente realizada e apresentada nessa atividade, essa confusão parece ter sido determinante para que o Zika Vírus chegasse ao Brasil de forma
despercebida em 2013. O que pode explicar o motivo da confusão entre o Zika Vírus,a dengue e a chikungunya?
2 - Sabemos que o aumento de viagens internacionais é um dos motivos do Zika Vírus ter se tornado uma epidemia de enormes proporções. Sobre a reportagem apresentada nessa atividade, o fato do Brasil ser um país tropical contribui para o aumento dessa epidemia? Qual a relação entre a seleção do Taiti e o fato do time ter jogado em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife, em 2013?
3 - Quando o Zika
Vírus chegou ao Brasil, o país já vinha enfrentando uma grande luta contra o aedes aegypti. Desde 1986 o país enfrenta surtos de dengue, doença também transmitida por esse mosquito. Em 2013, aproximadamente 2 milhões de casos de dengue foram notificados no Brasil. Conhecendo as características do
aedes aegyptie considerando a ausência de vacina e tratamento específico, de que forma a chegada do Zika Vírus no Brasil poderia ter sido evitada?
Sim, o fato do Brasil ser um país tropical contribui muito para o aumento do risco de uma epidemia não só do zika vírus, mas
A chegada do Zika Vírus no Brasil em 2013 não poderia ter sido evitada, até porque de uma forma ou de outra a doença acabaria chegando ao país. Ainda mais hoje em dia com uma grande facilidade de circulação de pessoas para qualquer parte do mundo. Também devido o mosquito transmissor da doença já está presente em todos estados do Brasil na época.
Respostas
respondido por:
5
1-o fato dos sintomas serem os mesmo
2-o aumento dos casos do zika e microcefalia, no mesmo período em que a seleção do Taiti jogou em Recife em 2013
2-o aumento dos casos do zika e microcefalia, no mesmo período em que a seleção do Taiti jogou em Recife em 2013
O tratamento para ambas é praticamente o mesmo, repouso e beber bastante líquido, não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias.
Não só o zika vírus, mas todas as doenças transmitidas pelo aedes aegypti poderiam e podem ser evitadas se o descaso com a saúde pública for deixado de lado, se o governo e a população entenderem realmente a gravidade destes surtos e criarem bons hábitos para extinguir focos e mosquito,
respondido por:
19
1.Além do vírus ser detectável somente por alguns dias no sangue das pessoas infectadas, os sintomas de zika são muito semelhantes aos de dengue e de chikungunya.
3. chegada do Zika vírus ao Brasil não pode ser evitada. Para ele, o verão é o período mais crítico, pois é quando muitos habitantes viajam nas férias. Além disso, o clima é favorável para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença, assim como da dengue e febre chikungunya.
“As pessoas que tiram férias estão indo para locais onde já circula o zika vírus". Quando essas pessoas retornarem das férias, boa parte delas já vai trazer o zika vírus no seu organismo. E, se estiverem ainda na fase ativa da doença e forem picadas pelo mosquito, facilmente vai acontecer a transmissão para outras pessoas”
Poderá ser feitas apenas campanhas de conscientização e mobilizaçao para a população para que todos tenham ciência de como o virus é transmitido.
O tratamento para ambas é praticamente o mesmo, repouso e beber bastante líquido, não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
São vários os motivos para a confusão, um deles é que o vírus é detectável no sangue somente por alguns dias e os sintomas da doença é muito semelhante as da dengue e chikungunya dificultando assim o diagnóstico do médico. Ainda sim existem alguns sintomas que os diferem.
Mas outro fator que contribui para a confusão é a origem do vírus, que vem do mesmo vetor, os mosquitos da família Aedes, como o Aedes aegypt.