• Matéria: ENEM
  • Autor: larWennjuuhanymmas
  • Perguntado 9 anos atrás

A globalização gerou riqueza e prosperidade nos últimos anos, mas também eliminou empregos e aumentou a distância entre ricos e pobres. Somente em Berlim, o desemprego aflige 17,4% da população, o que cria um contraste difícil de esconder mesmo durante a festa da Copa. Na capital alemã, a pobreza de uma grande parte dos moradores é visível para os milhões de turistas que foram para lá acompanhar o mundial. É um fenômeno que marca a União Europeia, onde a taxa média de desocupados chega a 8%. Esses índices são altos na Itália (7,7%), na França (9,3%), na Bélgica (12%) e na Espanha (8,3%). Do outro lado do Atlântico, os Estados Unidos, país que mais se beneficiou da globalização, sofre com um desemprego historicamente elevado: 4,6%.GAMEZ, M.; FREITAS, O. Geografia para Todos. Disponível em: www.geografiaparatodos.com.br. Acesso em: 23 jul. 2012.A globalização aparece como um processo ambíguo. Enquanto uma maior quantidade de riqueza circula por entre os países, mais pessoas perdem seus empregos. Este processo leva a uma precarização na vida das pessoas de países menos estruturados. Com relação à globalização, podemos afirmar quea) o processo de globalização em muitos países está ligado a uma mudança no plano político, voltada ao neoliberalismo, em que o Estado tende a privatizar as empresas públicas para que estas sejam negociadas e geridas pelas regras do mercado.b) o fato de os Estados Unidos serem uma potência hegemônica mundial contribui para que suas empresas liderem o processo de globalização, espalhando suas atividades ao redor do mundo, não encontrando concorrentes que os façam frente.c) no cenário atual, a China vem desempenhando um papel muito importante dentre os países emergentes, que é o de fazer frente à hegemonia americana e a outros países desenvolvidos, através da sua completa independência política e econômica.d) mesmo passando por uma crise de empregos, os países europeus mais desenvolvidos estão em situação melhor que a de outras nações. Alguns países africanos, mesmo fora do processo de globalização, passam por crises econômicas e até mesmo guerras civis.e) o processo de globalização favorece a concentração de dinheiro e, ao mesmo tempo, desemprega um grande número de pessoas, que tendem a migrar em busca de melhores condições de vida. Este processo tem sido muito bem aceito nos países desenvolvidos.

Respostas

respondido por: Gevez
6
a) Isso não é necessariamente verdade, como por exemplo, a China é um pais ligado à globalização, no entanto a sua politica é a de um '' comunismo de mercado'' , com fortes estatais.
b) Hoje em dia, a China tem se mostrado um forte concorrente dos Estados Unidos em determinadas áreas.
c) Não acho consideravel o fato do comunismo ser considerado uma politica independente.
d) Os problemas econômicos e as divergências sociais se acentuam muito mais no continente africano, e fatores como o Radicalismo religioso e incerteza politica contribuem para esses fatores.
e) O processo de imigração na verdade tem sofrido uma resistência muito forte nos países desenvolvidos.
Perguntas similares