• Matéria: Sociologia
  • Autor: AndrewsVN
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais as principais obras de:

A) Saint Simon

B) Augusto Comte

C) Herbert Spencer

D) Émile Durkhein

E) Karl Marx

F) Max Weber

Respostas

respondido por: dessa65
2
AUGUSTE COMTE ÉMILE DURKHEIM MAX WEBER 
A sociologia deveria adotar os paradigmas do método positivo das ciências naturais: observação dos fenômenos, descrição das regularidades e estabelecimento de leis gerais, desenvolvendo leis úteis para o desenvolvimento social. A Sociologia deveria ter princípios claros e precisos para constituir-se enquanto ciência. Para isso, em seu livro As Regras do Método Sociológico (1897) ele estabelece o objeto de estuda da sociologia (o fato social), suas características e as regras para que fossem analisados. 
O interesse era a compreensão do funcionamento das formas padronizadas de conduta (consciência coletiva) por esta razão a teoria durkheimiana também pode ser chamada de funcionalista 
A Sociologia deveria buscar a compreensão do sentido dada pelos indivíduos às ações sociais, por esta razão a sociologia weberiana ficou conhecida como Sociologia Compreensiva ou Sociologia da Ação Social. 
Seu método baseava-se na pesquisa histórica (do ponto de vista comparativo) e na construção de tipos ideais. 
Os tipos ideais seriam construções teóricas (não existindo em forma pura na sociedade) que auxiliariam o cientista social no processo de compreensão dos sentidos da ação social. 

A função dos cientistas sociais seria a de estabelecer uma nova moral para substituir a antiga moral religiosa. A moral científica seria a responsável pela garantia da ordem social que levaria ao progresso da sociedade (estado positivo) O comportamento do cientista social deveria ser de distanciamento e sua posição, de neutralidade em frente aos fatos sociais. Esta atitude garantiria a objetividade da sua análise. Cabe ao cientista social a observação, medição e a comparação dos fenômenos sociais. Para Weber não é possível uma total neutralidade do cientista social, pois todo cientista age guiado por seus motivos, sua cultura e sua tradição. Os fatos sociais, por sua vez, não podem ser encarados como coisas e sim como acontecimentos que o cientista percebe e tenta desvendar. Entretanto, ele também considera necessária uma postura que distancie o pesquisador do seu objeto de estudo, o que é alcançado através da escolha de um quadro teórico (metodológico) que ditará as regras que o cientista deve seguir garantindo a objetividade do conhecimento científico. 
Principais Conceitos e contribuições
AUGUSTE COMTE ÉMILE DURKHEIM MAX WEBER 
Lei dos três estados: teológico, metafísico e positivo. 
Sociologia Estática e Sociologia Dinâmica 
Elaboração dos principais conceitos do positivismo: evolucionismo, organicismo e darwinismo social. 
Religião positivista 
Definição de fato social (objeto da sociologia) e suas características: coerção social, exterioridade e generalidade. 
A divisão dos fatos sociais em normais e patológicos, buscando o ordenamento social, a coesão social (visão organicista da sociedade). 
Conceito de consciência coletiva e consciência individual. 
Morfologia social: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. 
A sociedade moderna como resultado de sociedades mais simples, sem divisão do trabalho sócias, como a horda (evolucionismo) 
Definição da ação social (objeto da sociologia)
Tipos de ação social: ação racional com relação a objetivo, ação racional com relação a valor, ação afetiva e ação tradicional. 
Definição de poder e classificação dos tipos de dominação legítimas: dominação tradicional, dominação carismática e dominação racional. 
A constatação da crescente racionalização da sociedade moderna leva-o a desenvolver a relação entre a ética protestante e o espírito do capitalismo (título de uma de suas obras) e a definição da dominação burocrática e da burocracia. 
Contribuiu na constituição de uma ciência voltada para o social enquanto problema, embora não tenha desenvolvido pesquisas empíricas e tenha se concentrado numa reflexão filosófica sobre a questão. Definição dos limites e das diferenças entre a particularidade a natureza dos acontecimentos filosóficos, históricos, psicológicos e sociológicos. 
Criação da sociologia enquanto ciência com procedimentos metodológicos claros e inovadores 
Uso da matemática estatística e da integração entre as análises qualitativa e quantitativa 
Busca da análise histórica e da compreensão qualitativa para a compreensão dos processos históricos e sociais. 
Descoberta da subjetividade na ação e na pesquisa social 
Desenvolveu uma forma de análise específica para as ciências sociais, difereciando-a das formas utilizadas nas ciências exatas e da natureza. 
Desenvolveu trabalhos na área de história econômica, buscando as leis de desenvolvimento das sociedades

AndrewsVN: Se você pode me enviar o feito separado de cada um desses ?
Perguntas similares