Respostas
A polaridade de uma ligação é medida de acordo com seu momento dipolar (µ). O momento dipolar é dado pela multiplicação entre a carga elétrica (δ) situada em cada átomo e a distância (d) entre eles:
μ = d . |δ|
O momento dipolar é uma grandeza vetorial (apresenta módulo, direção e sentido), indicado por seta que passa pelos núcleos atômicos e é orientado no sentido do polo positivo para o negativo.
Se os átomos envolvidos na ligação forem de elementos diferentes, o átomo do elemento mais eletronegativo atrairá mais intensamente os elétrons da ligação para si, ficando, então, com uma carga parcial negativa, e o átomo menos eletronegativo com carga parcial positiva. Esse fato caracteriza a molécula como polar.
As ligações entre os átomos de hidrogênio e oxigênio na molécula de água possuem forma geométrica angular e os seus vetores não se anulam. Devido à diferença de eletronegatividade
A amônia é uma molécula de forma geométrica piramidal, formada por átomos de hidrogênio e nitrogênio. É uma molécula polar, ou seja, o seu momento dipolar é diferente de zero.
O vinagre (ácido acético) é uma substância polar, e o óleo, apolar, com tendência de não se misturarem. Mas a gema age como um emulsificador, estabilizando a mistura coloidal.
De forma diferente, o sabão e o detergente, por possuírem em suas estruturas uma extremidade polar e outra apolar, agem como uma ponte entre a água (polar) e o óleo (apolar), possibilitando, por exemplo, a remoção da oleosidade de uma panela
Molécula polar: as polaridades dela não se cancelam. ex: H2O
Moléculas Apolar: não há diferença entre o número de nuvens ligantes.
elemento que esta em menor quantidade, o Oxigênio