Antônio, Bernardo, e Cláudio saíram pra tomar chope, de bar em bar, tanto no sábado quanto no domingo. As matrizes a seguir resumem quantos chopes cada um um cosumiu e como a despesa foi dividida :
A MATRIZ NA FOLHA ESTÁ AQUI.
S refere-se às despesas de sábado e D as de Domingo . Cada elemento a ij nos dá o número de chopes que i pagou para j , sendo Antônio o número 1, Bernador o número 2 e Cláudio o número 3 ( a ij apresenta o elemento da linha i, coluna j de cada matriz ). Assim, no sábado Antônio pagou 4 choques que ele proprio bebe, 1 chope de Bernardo e 4 Cláudio ( primeira linha matriz S).
a) Quem bebeu mais chope no fim de semana ?
B) Quantos chopes Cláudio ficou devendo para Antônio
Anexos:
catiazefer:
Na quarta linhs
Respostas
respondido por:
115
Antônio é o número 1 ( linha e coluna, Bernardo 2 ( linha e coluna ) e Cláudio 3 ( linha e coluna ). Ou seja, estas são as numerações que cada um receberá para serem representados nas linhas e colunas, de sábado e domingo, marcando quem bebeu, e, quem pagou a quem. Está escrito que quem paga, no sábado e no domingo, é representado nas linhas ( i ) e quem bebeu é representado nas colunas ( j ).
Ou seja, a soma dos números de CADA linha, de sábado e domingo, é o total de chopes pagos por cada um, e, CADA coluna de sábado e domingo, o total de chopes bebidos por cada um.
Colunas de sábado.
Antônio: 4 + 0 + 3 = 7 chopes.
Bernardo: 1 + 2 + 1 = 4 chopes.
Cláudio: 4 + 0 + 5 = 9 chopes.
Colunas de domingo.
Antônio: 5 + 0 + 2 = 7 chopes.
Bernardo: 5 + 3 + 1 = 9 chopes.
Cláudio: 3 + 0 + 3 = 6 chopes.
RESPOSTA da Letra a:
Cláudio foi quem tomou mais chopes: 9 + 6 = 15 chopes no total.
Observando a matriz, a13, de sábado e domingo, dá para notar quantos chopes Antônio pagou e Cláudio bebeu, e, em a31, de sábado e domingo, quantos chopes Cláudio pagou a Antônio bebeu.
Antônio pagou: 4 + 3 = 7.
Cláudio pagou: 3 + 2 = 5.
Fazendo a diferença fica:
7 ( Antônio ) - 5 ( Cláudio ) = 2- RESPOSTA da Letra b.
Espero que entenda.
Bons estudos, Leo.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás