Respostas
01. Ética
O motivo que muitos argumentam, mas que preferem continuar a consumir carne/produtos derivados, porque sabe bem. Muita gente prefere continuar a pensar que os animais criados para consumo humano, são tratados com dignidade e no fim da sua curta vida são mortos sem dor. O que não acontece. Os animais são confinados a uma vida de sofrimento e a sua morte muitas vezes é acompanhada de tortura. Mesmo os produtos de animais criados ao ar livre, estão repletos de abuso por parte dos criadores.
02. Ajudar os outros e contribuir para o planeta
70% dos cereais plantados são usados para alimentar os animais de criação intensiva, o que poderia ajudar a alimentar grande parte das populações que morrem à fome.
Na pecuária industrial, para produzir 1 quilo de carne são necessários 15 mil litros de água, enquanto que para produzir 1 quilo de cereais basta 1,3 mil litros de água (FAO – Food and Agriculture Organization)
Num hectare de terra podem ser plantadas 22,500 kg de batata, enquanto que na mesma área apenas se produz 185 quilos de carne bovina(FAO)
04. Saúde
A dieta vegetariana é muito mais saudável. Cortar no consumo de animais reduz o risco de ter o colesterol alto, previne vários cancros, aumenta a energia e ajuda a controlar o peso.
05. Os peixes também são sencientes
Ao contrário do senso comum os peixes também sentem dor e prazer. A pesca intensiva ameaça a população aquática e cerca de de 40 milhões de toneladas de animais mortos são devolvidos ao mar anualmente pelos pescadores. Por cada tonelada de camarão são mortos 15 toneladas de peixe que é jogado fora pelos pescadores. Os peixes de aquacultura são intoxicados por antibióticos e vivem em águas imundas, sem espaço para nadar.
A pesca também causa a morte a outros animais como as aves que ficam presas nas redes de pesca ou comem os anzóis.
06. Morte e Sofrimento
Para consumir carne, é preciso matar. Matar é um acto de violência. Normalmente quem trabalha nos matadouros são pessoas incultas e exploradas.
Os animais estão muito fragilizados, sentem medo e dor, os matadouros não garantem que os animais sejam mortos sem dor. Há inúmeros relatos de animais que chegam à linha de desmanche acordados, sem que o atordoamento os tenha adormecido, galinhas vivas que são submersas em água fervente,
07. Paladar
Será que a carne que carrega tanta dor e sofrimento tem um sabor bom? Todo o stress que o animal sofre vai ser consumido pelo humano,..
08. Risco de Cancro
Quem segue uma dieta vegana tem menos 40% de probabilidade de contrair cancro que um omnívoro que tem 88% de contrair cancro do cólon
09. Imunidade e Saúde
Os vegans têm uma imunidade maior e são menos atingidos por doenças oportunistas.
10. Pelos animais não humanos
Os animais são vítimas fáceis e não se podem defender. Se queimarmos um animal não humano, ele sente dor. Os animais não humanos sentem a dor com a mesma intensidade que os humanos, também sentem medo e choram.
Os seus pêlos ficam hirtos, urinam e tremem tal como nós fazemos quando nos assustam de morte perante a iminência de sermos feridos ou assassinados.
11. Os animais valorizam a vida
Não há nenhum animal que queira morrer, eles sentem e gostam de viver. Os animais de criação intensiva sofrem imenso com o stress do confinamento. Os animais não humanos querem ser livres e não sofrer os abusos de que são vitima.
12. Os testes em animais não são necessários
A prática de vivissecção não é necessária, hoje em dia existem imensos métodos computacionais que oferecem melhores resultados do que experimentação com animais vivos. Para testar os produtos para um creme de beleza, não é necessário torturar e matar animais.
13. E os vegetarianos?
Os vegetarianos (ovo-vegetariano, lato-vegetariano, ovo-lacto-vegetariano,…) fazem parte do grupo dos omnívoros, mas de um modo mais silencioso. Eles contribuem para a morte dos vitelos (as vacas não são fábricas de leite, para a lactação uma vaca precisa de engravidar), consomem produtos de animais que vão acabar na linha da morte, como afirma o Prof. Gary Francione “existe mais sofrimento num copo de leito do que num bife”
14. Os vegans não odeiam animais
Os vegan não odeiam os animais, os veganos odeiam a exploração animal e acreditam num mundo pacífico onde os humanos e os não humanos coabitam pacificamente, um mundo sem a exploração animal.
15. Porque sabemos que a exploração animal é errada e não é necessária!