De modo geral, a influência dos modos de vida e dos hábitos alimentares e culturais europeus seria propagada pelos núcleos coloniais. EmO Cortiço (1890), Aluísio de Azevedo descreve um processo de aculturação alimentar, referindo-se a um imigrante português numa fazenda: “E Jerônimo abrasileirou-se [...], a aguardente de cana substituiu o vinho; a farinha de mandioca sucedeu à broa; carne-seca e o feijão-preto ao bacalhau com batatas e cebolas cozidas [...]. Jerônimo principiou a achar graça no cheiro do fumo e não tardou a fumar também com os amigos”. Houve, entretanto, um alimento europeu que veio para ficar. Difundido pelos imigrantes do fim do século XIX, o pão incorporou-se definitivamente às mesas brasileiras, mudando os hábitos nutritivos do país. Os vetores principais dessa mudança nos hábitos alimentares foram os imigrantes portugueses, consumidores e fabricantes de pães. Das 439 padarias registradas na corte do Império do Brasil em 1884, 46% pertenciam a portugueses, e era nesse setor do comércio que a presença dos imigrantes lusitanos atingia seu peso.ALENCASTRO, L. F.; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In: História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.Durante o final do século XIX e início do século XX, o Brasil passou não só por grandes mudanças políticas como também por transformações de caráter social e demográfico. Em relação ao texto e ao contexto histórico que ele retrata, é correto afirmar quea) os imigrantes europeus, principalmente portugueses e alemães, foram de extrema importância para o desenvolvimento da cultura canavieira no Sudeste brasileiro.b) a imigração europeia no Brasil seguiu uma lógica, para além da força de trabalho, de embranquecimento e europeização da população brasileira como política pública nacional.c) a imigração europeia, apesar de ter sido responsável pela vinda de milhões de trabalhadores para o Brasil, não contribuiu, como expõe o texto, para mudanças nos hábitos culturais brasileiros.d) o fim do tráfico negreiro não trouxe mudanças significativas no caráter demográfico da população brasileira, pois o que aconteceu foi o tráfico interno dentro das províncias. Os imigrantes não vieram para trabalhar no campo, permanecendo apenas nas cidades.e) com a proibição do tráfico negreiro na metade do século XIX, o governo imperial realizou um esforço para trazer, como aconteceu em vários lugares da América, milhões de imigrantes chineses para trabalhar nas plantações de café.
Respostas
respondido por:
3
Na minha opinião é a letra C. A imigração europeia, apesar de ter sido responsável pela vinda de milhões de trabalhadores para o Brasil, não contribuiu, como expõe o texto, para mudanças nos hábitos culturais brasileiros.
respondido por:
6
b) a imigração europeia no Brasil seguiu uma lógica, para além da força de trabalho, de embranquecimento e europeização da população brasileira como política pública nacional
Pois já nao era mais possivel optar somente pelo trabalho do negro, então decidiu-se investir em estrangeiros.
Pois já nao era mais possivel optar somente pelo trabalho do negro, então decidiu-se investir em estrangeiros.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás