Para os renascentistas e iluministas do século XVIII, a Idade Média foi um período coberto pela superstição, marcado pelo fanatismo religioso, povoado por camponeses famintos e vulneráveis aos acidentes da vida, enfim, a Idade das Trevas. Ao longo do século XIX, essa visão negativa da Idade Média passou de geração a geração. Até que historiadores do século XX começaram a desmontar esse mito historiográfico.Novas luzes revelam outra Idade Média. Revista História Viva, n. 5, mar. 2004.A expressão “Era das Trevas” deixou de caracterizar adequadamente a Idade Média, já que os estudos históricos mais recentes revelam quea) os camponeses tinham seus direitos assegurados pelo poder absoluto do rei.b) as superstições medievais não impediram o forte racionalismo do período.c) os nobres garantiram o acesso dos servos às universidades.d) a grande mobilidade social do período permitiu a ascensão social das mulheres camponesas.e) o crescimento das cidades e a criação das universidades demonstram uma sociedade passando por profundas transformações.
Respostas
respondido por:
0
Eu acho que é a E. o crescimento das cidades e a criação das universidades demonstram uma sociedade passando por profundas transformações
respondido por:
1
e) o crescimento das cidades e a criação das universidades demonstram uma sociedade passando por profundas transformações.
Entre elas estão mudanças em relação a religião, artes e astronomia.
Entre elas estão mudanças em relação a religião, artes e astronomia.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás