• Matéria: História
  • Autor: neveskarol20
  • Perguntado 8 anos atrás

Porque o assassinato de João Pessoa, vice na chapa de Vargas, foi o estopim para o início do levante?

Respostas

respondido por: jessicagabriielle17
5
A morte de João Pessoa e a Revolução de 30.
Por sugestão do amigo Cláudio Roberto de Souza do blogAlmanaque de História. Coloco aqui um post que relembra um episódio muito importante e ainda pouco conhecido na história brasileira.

Nesta segunda-feira há exatos 80 anos, morria assassinado o político João Pessoa ex-governador da Paraíba (que na época era chamado de presidente) e por cujo nome é hoje conhecida a capital do Estado.

No dia 26 de julho de 1930, João Pessoa foi assassinado por João Dantas na Confeitaria Glória, na cidade de Recife (PE). Segundo historiadores, por questões de ordem pessoal e também por questões políticas, sua morte foi o estopim para um movimento armado que mudou a estrutura política nacional, gerando o episódio que ficou conhecido como Revolução de 30.

Com o assassinato de João Pessoa iniciou-se um movimento armado no país contra a posse do presidente eleito, que terminou com a deposição em 24 de outubro de 1930, do presidente Washington Luís e a subida ao poder de Getúlio Vargas. Terminava assim a República Velha e iniciava-se a chamada Era Vargas.

Coloco aqui também alguns fatos ocorridos no Rio de Janeiro, logo após a morte de João Pessoa:

Rio - Praça Mauá - 1930




Perguntas similares