• Matéria: Sociologia
  • Autor: francisco456789
  • Perguntado 9 anos atrás

como vimos, o trabalho escravo prevaleceu no Brasil por mais de 350 anos. quais são as semelhanças e as diferenças entre o trabalho escravo no Brasil colonial e imperial e o trabalho escravo no Brasil de hoje

Respostas

respondido por: mariacazal
189
Semelhanças: a maioria dos escravos ainda são estrangeiros. Antigamente eram os negros. Hoje são pessoas vindas de países como Bolívia e Haiti que vieram para cá em busca de uma vida melhor.
Diferenças:hoje em dia existem leis contra isso. Por causa disso essa prática é feita escondida.

francisco456789: brigada mariacazal! se eu pode te ajuda algum dia! tó aqui blz
mariacazal: jae!
respondido por: oana7096
39

Olá!

No Brasil Colonia,o trabalho escravo se caracterizava pelo fato de que a pessoa trabalhava sem salários e ainda estar sujeito à castigos quando desobedecia seu senhor ou quando tentava fugir. Havia também, nessa época, o documento que comprovava que a pessoa tinha a posse do escravo.

Se considerarmos que a única coisa que o escravo recebia era o alimento, podemos fazer uma comparação com os dias atuais em que os trabalhadores recebem salários, que são suficientes apenas para que comprem seus alimentos e vestimentas (e muitas vezes nem dá para isso).

Portanto, a diferença está basicamente na nomenclatura e na forma: haja vista a flexibilização das leis do trabalho que deu total liberdade ao empresariado para explorar seus empregados, recebendo um nome “fictício” de livre-negociação.

Bons estudos!

Perguntas similares