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Os mortos do sexo feminino recebem o nome de Ìyámi Agbá (minha
mãe anciã), mas não são cultuados individualmente. Sua energia como
ancestral é aglutinada de forma coletiva e representada por Ìyámi
Oxorongá chamada também de Ìyá NIa, a grande mãe.Esta imensa massa
energética que representa o poder da ancestralidade coletiva feminina é
cultuada pelas "Sociedades Gëlèdé", compostas
exclusivamente por mulheres, e somente elas detêm e manipulam este
perigoso poder.O medo da ira de Ìyámi nas comunidades é tão grande que,
nos festivais anuais na Nigéria em louvor ao poder feminino ancestral,
os homens se vestem de mulher e usam máscaras com características
femininas, dançam para acalmar a ira e manter, entre outras coisas, a
harmonia entre o poder masculino e o feminino .Além da Sociedade Gëlèdé,
existe também na Nigéria a Sociedade Oro.
Este é o nome dado ao culto coletivo dos mortos masculinos quando não
individualizados. Oro é uma divindade tal qual Ìyámi Oxorongá, sendo
considerado o representante geral dos antepassados masculinos e cultuado
somente por homens. Tanto Ìyámi quanto Oro são manifestações de culto
aos mortos. São invisíveis e representam a coletividade, mas o poder de
Ìyámi é maior e, portanto, mais controlado, inclusive, pela Sociedade
Oro.
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