Respostas
Como já antecipamos, a indústria alemã é fortemente caracterizada por conglomerados, monopólios e oligopólios que são facilmente explicados pela política realizada pela Prússia Cameralista e também pelo I Reich (Império), de intervenção em prol de cartéis e de altas barreiras protecionistas.
Uma das principais razões para o rápido avanço da indústria alemã foram fatores que a diferenciavam das demais industrias européias entre eles o alto grau de instrução da classe trabalhadora. Tal nível de educação foram fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias eficientes e o alto nível de inovação apresentado por todos os setores. Outra grande razão para o sucesso alemão foi a articulação financeira entre os seus bancose indústrias, tanto privados quanto bancos de fomento públicos.
A Alemanha foi dividida em quatro zonas e ocupada pelos aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética). Em 1949, seu território foi dividido em dois: a República Federal da Alemanha (Ocidental), aliada aos Estados Unidos, e a República Democrática Alemã (Oriental) aliada à União Soviética.