Respostas
Os benefícios medicinais do urucum incluem o fornecimento de vitaminas, tratamento de problemas estomacais, vermes e hemorroida. É realmente ampla a listagem de doenças que pode combater. Transportado da Ásia para as Américas pelos espanhóis, por volta do século 17, é uma planta de onde se pode usar folhas, óleo essencial e sementes. Muito rico em carotenoides, o urucum também é aproveitado por vários segmentos industriais. O corante que é extraído de sua semente é usado em cosméticos, bronzeadores, alimentos, e tecidos.
Doenças que podem ser tratadasEste fruto é rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos, e nas vitaminas B2, B3, A e C. Contém cianidina, os ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, fitoquímicos que ajudam a prevenir e tratar doenças. Misturar as sementes com óleo de coco, ou azeite de oliva, é produzir um remédio caseiro que pode ser aplicado topicamente para tratar queimaduras, feridas e picadas de insetos. O interessante, é que impede a formação de cicatrizes.
As sementes também são usadas com sucesso para a cura da icterícia. Para crianças, o chá das sementes deve ser dado para matar vermes. O uso da tintura remonta a antiguidade, para tratar doenças venéreas, controlar os sintomas da menopausa, melhorar a libido sexual, e para diminuir suores noturnos, dores, ou inchaço.
Nas plantas, as sementes representam a parte fecundada, ou seja, o óvulo maduro. Muitas das sementes apresentam diversas propriedades medicinais. Algumas sementes como as de gergelim, linhaça, chia, quinoa, dentre outros, são indicadas em diversos tratamentos.
Sementes medicinais
As propriedades medicinais das sementes variam de acordo com o tipo e origem. Porém, muitos estudos já comprovam que esta parte da planta, muitas vezes descartada, pode ser rica em diversas propriedades benéficas ao organismo.
Médicos recomendam o consumo de algumas sementes que são capazes de evitar diversas doenças. Outras sementes, são utilizadas na obtenção de óleos essenciais ou fitoterápicos úteis ao organismo.
Algumas sementes e suas propriedades medicinais:
- Linhaça, no controle da Diabetes;
- Amaranto, para pressão alta;
- Chia, como fonte de vitaminas;
- Aveia, para o intestino;
- Gergelim, para combater o mau colesterol.
Para saber mais sobre sementes medicinais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/22601274
#SPJ2