Respostas
É possível conhecer o Índice solarimétrico do local do seu projeto sem sair de sua casa!
Para saber o índice solarimétrico deve acessar o site do google mapas em:
https://www.google.com.br/maps
Com o botão direito do mouse, clique na localidade e selecione “O que há aqui”.
No canto superior de sua tela irá aparecer as coordenadas geográficas.
Segundo Passo: Com suas coordenadas geográficas em mãos acesse o site da Cresesb:http://www.cresesb.cepel.br/sundata/index.php#sundata
Fique tranquilo, copie e cole a latitude e longitude na maneira que aparece no google, inclusive com o sinal negativo (-). O próprio sistema irá realizar a correção do sinal.
Clique em Buscar
O resultado da pesquisa lhe fornecerá as informações sobre o local informado.
Terceiro Passo: Interpretação dos resultado primáriosA primeira parte dos resultados lhe mostrará o Índice solarimétrico das 3 localidades mais próximas ao local informado.
Interpretação dos resultados solarimétricos:
O índice solarimétrico da CRESESB é representado pela grandeza kWh/m².dia, ou seja será a quantidade de watts que incidem em uma área de 1 metro quadrado durante um dia. Este resultado representa uma estimativa média anual do indice solarimétrico local.
As médias encontradas foram
3,96 kWh/m².dia.4,21 kWh/m².dia.4,13 kWh/m².dia.Neste caso, sempre assumimos a pior média entre as 3 opções, ou seja coincidentemente, para a cidade de São Paulo, teremos como pior média a própria cidade de São Paulo, ou seja o Índice solarimétrico de 3,96 kWh/m².dia.
Mas não paramos neste ponto! Este índice serve como parâmetro para caso os painéis seja instalados em plano inclinado igual a zero graus (plano horizontal).
Terceiro Passo: Interpretação dos Resultados SecundáriosSe continuarmos rolando a página abaixo, veremos em detalhes o índice solarimétrico das 3 cidades, conforme plano de inclinação dos painéis. No nosso caso para a cidade de São Paulo temos:
Qual das 4 opções escolher?
Simples, escolha o índice solarimétrico que apresenta a “Maior média anual”, ou seja 4,15 kWh/m².dia com um painel inclinado em 21ºN (vinte e um graus de inclinação, voltados para a face norte geográfico do planeta)
Importante: O norte geográfico não é o norte magnético da Bussola!
Para projetos Off-Grid, devemos escolher a linha com “Maior mínimo mensal”, neste caso não trabalharíamos com a média anual, mas sim com o valor do pior mês desta linha, ou seja, seria atribuído como índice solarimétrico para dimensionamento do projeto o valor de 3,86 kWh/m².dia (mês “Outubro”, linha “maior mínimo mensal” ).
Pronto, descobrimos seu índice solarimétrico!
Quarto Passo: Análise Final Para um projeto Grid-Tied temos: 4,15 kWh/m².diaPara um projeto Off-Grid temos: 3,86 kWh/m².dia