• Matéria: História
  • Autor: eloisaelvira
  • Perguntado 9 anos atrás

De que forma a instituição da lei 10.639 contribui para romper com o paradigma do papel do negro apresentado nos livros didáticos ?

Respostas

respondido por: sivaldodias10
12
Com a instituição da citada lei, faz- se necessário começar a repensar sobre a questão do negro, que até então era visto e descrito nos livros didáticos sempre em situações de inferioridade e por poucas vezes tratados com seu devido respeito, assim, inicia-se um novo conceito em relação ao negro, fazendo com que a sociedade e principalmente as escolas possam trabalhar com uma concepção mais plausível em relação a esse contexto, haja vista, que a cultura afro-descente esteve e está cada vez mais presente e forte na nossa história, fazendo com que isso sirva de reflexão para todos, num sentido geral. Afinal, em nosso país ainda temos um preconceito mascarado contra aqueles que possuem a pele mais escura, sendo assim, não precisamos apenas de um dia para termos consciência em relação a essas questões, mesmo porque, somos um país de múltiplos.
respondido por: lmsstsb
13

1-    A lei contribuiu para que haja uma nova visão referente as histórias contadas  onde o negro sempre como escravo sempre como de forma baixa. Com essa lei 10.639  foi adicionando uma história mais complete, objetiva e mais perto da verdade na história afro nos dando a capacitação e o entendimento de suas culturas e dos seu feitos.  O ‘“Dia da Consciência Negra” nos traz  uma reflexão do quanto essa parte da população é importante não só pela sua própria história como para a contribuição da nossa história. A inclusão da História Afra nos livros didáticos sem o famoso preconceito nos ajuda a ensinar nossos alunos dês de cedo qual a importância do negro na nossa sociedade.

Perguntas similares