Um enfermeiro foi nomeado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de um munícipio de médio porte. Ao assumir a SMS, solicitou um diagnóstico geral da
situação de saúde dos habitantes do município, que seria apresentado em reunião com profissionais da saúde e do Conselho Municipal de Saúde. O diagnóstico de saúde revelou as seguintes situações: RMM (razão de mortalidade materna) = 92/100 000 NV (nascidos vivos); CMI (coeficiente de mortalidade infantil) = 30/1 000 NV; ausência de registro de casos de hanseníase e tuberculose.
Durante a reunião, alguns profissionais se pronunciaram para complementar as informações necessárias à gestão da SMS. A enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) informou a existência de 15 equipes de saúde da família (10 completas e 5 incompletas) e os problemas relacionados à alta rotatividade dos profissionais médicos, o que gerava conflitos na organização e atribuições dos membros das equipes. O presidente do Conselho Municipal de Saúde reivindicou a construção de mais Unidades Básicas de Saúde da Família, pois, devido às características geográficas do município, em algumas áreas, era difícil o acesso da população. Ficou decidido, ao final da reunião, que o primeiro passo seria uma nova territorialização do município.
Considerando a situação hipotética apresentada, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Enumere os passos a serem seguidos para a realização da territorialização e do diagnóstico situacional do município.
b) Entre os problemas de saúde apontados, escolha dois e trace um plano de intervenção para resolvê-los.
Respostas
respondido por:
26
Nao sei nao velho, tente pelo site do Ge la eles te ajudam mais rapido
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás