Respostas
O epitélio olfativo localizado nas fossas nasais da maioria dos vertebrados, por exemplo, é dotado de células especializadas na captação de odores de vários tipos, mesmo em concentrações muito pequenas.
O órgão da olfação localiza-se dentro do nariz e capta as substâncias químicas voláteis do ar inspirado.
Quando um determinado cheiro nos chama a atenção, o investigamos olfatoriamente, aumentando a frequência de inspirações curtas e dilatamos as narinas.Como as células olfatórias detectam as substâncias odoríferas?Os cílios das células olfatórias possuem moléculas receptoras especificas para determinadas moléculas odoríferas e quando ambos se encaixam, a célula sensorial gera impulsos elétricos (ou impulso nervoso). O sinal nervoso é enviado para o cérebro, onde, finalmente, a interpretação ocorre. A especificidade entre o receptor e molécula odorífera é tanta que a molécula d-carvona evoca o cheiro da semente de alcaravia (um tipo de cominho árabe) mas se ela for modificada para l-carvona, evocará o cheiro de hortelã!O epitélio olfativo localizado nas fossas nasais da maioria dos vertebrados, por exemplo, é dotado de células especializadas na captação de odores de vários tipos, mesmo em concentrações muito pequenas.
Resposta:
Se localizam no interior da cavidade nasal no epitélio olfativo na porção superior das cavidades nasais.
Explicação:
No interior da cavidade nasal existe um tecido especializado, o epitélio olfativo, que contém milhares de receptores, chamados de células olfativas.
Os receptores são denominados de neurônios receptores olfativos. Esses neurônios receptores são constituídos de um dendrito arrendondado e estão localizados no epitélio olfativo da porção superior das cavidades nasais, apresentando os cílios olfativos que são capazes de detectar milhares de tipos de odores.