Texto IA cidadania política contemporânea se reduz, na melhor das hipóteses, ao exercício, por parte das massas, de uma influência periférica e marginal sobre os agentes tomadores das macrodecisões políticas. Mesmo no sistema político mais democrático, tal influência só pode ser [...] periférica e marginal, já que as macrodecisões políticas estão concentradas nas mãos de uma elite política ou classe governante.SAES, D. A. M. A questão da evolução da cidadania política no Brasil. Estudos Avançados, 15 (42), 2001.Texto IIÉ verdade que podemos votar [...] mas é igualmente verdade que a possibilidade de ação democrática começa e acaba aí. O eleitor poderá tirar do poder um governo que não lhe agrade e pôr outro no seu lugar, mas o seu voto não teve, não tem, nem nunca terá qualquer efeito visível sobre a única e real força que governa o mundo, e portanto o seu país e a sua pessoa: refiro-me, obviamente, ao poder econômico, em particular à parte dele, sempre em aumento, gerida pelas empresas multinacionais de acordo com estratégias de domínio que nada têm que ver com aquele bem comum a que, por definição, a democracia aspira.SARAMAGO, J. Discurso lido durante a cerimônia de encerramento do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre - RS, em 2002. Espaço Acadêmico. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br. Acesso em: 11 fev. 2014.Ao refletir sobre o exercício da democracia atualmente, ambos os autores argumentam que ela se encontra comprometida na medida em quea) grupos majoritários, devido às suas relevâncias na eleição ou na política, direcionam mais diretamente os rumos de candidaturas.b) setores sociais, devido às suas importâncias no mercado ou na política, afetam mais fortemente as condições de governabilidade.c) camadas populares, devido às suas expressões de tamanho e de número, influenciam mais fortemente as eleições no mundo.d) grupos sociais, devido às suas expressões no mundo ou no país, corrompem mais vigorosamente os ideais de representação.e) segmentos sociais, devido às suas irrelevâncias no mercado ou na política, dirigem menos interessadamente as atenções às eleições.
Respostas
respondido por:
0
b) setores sociais, devido às suas importâncias no mercado ou na política, afetam mais fortemente as condições de governabilidade.
Isso quer dizer exatamente que quem tem maior influencia e poder na politica são as corporações e a classe denominada elite, elas detêm o poder monetário e tem poder sobre o governo.
Isso quer dizer exatamente que quem tem maior influencia e poder na politica são as corporações e a classe denominada elite, elas detêm o poder monetário e tem poder sobre o governo.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás