um dos princípios que sustentaram a luta de independência das colônias africanas e asiáticas foi o da autodeterminação dos povos. Com base nas informações contidas no capítulo, explique o significado desse princípio.
Respostas
Olá, tudo bem?
No século XV a África e Ásia foram o motivo da disputa entre os países europeus. No começo do capitalismo, já na Era Moderna, a América era onde a exploração foi maior, contudo, não era motivo para que os europeus deixassem as relações comercias na Ásia e África.
Já no século XIX, por razões de necessidade do comércio por causa da Revolução Industrial e da independência de colônias da América, a Europa voltou a focar na exploração da África e Ásia, no qual estabelecia o neocolonialismo, que por sua vez se tratava do domínio econômico, político e, até mesmo, cultural.
Por fim, as brigas entre os países da Europa pela dominação das terras da África e Ásia acarretaram na Primeira Guerra e, após o fim, a poderosa Europa perdeu seu predomínio para os Estados Unidos da América (EUA). Contudo, a crise do pós-guerra foi ainda mais marcante depois da crise de 1929, no qual foi o maior período de estagnação econômica.
Com isso, a Europa caiu completamente com a Segunda Guerra,
onde começou a ser divida em duas áreas de influência: os EUA e a URSS (União
das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Segundo o princípio da autodeterminação dos povos, todos os povos tem direito à soberania, ou seja, a se autogovernarem segundo suas próprias leis e escolhas. Essa defesa da autodeterminação dos povos ajudou a mobilizar a opinião pública mundial contra o colonialismo na Ásia e na África e contribuiu para ampliar ainda mais a luta dos povos africanos e asiáticos pela independência.
Espero ter ajudado! :)