Respostas
respondido por:
2
Na Igreja Luterana há igualdade entre homem e mulher. Na IECLB, a mulher pode ocupar qualquer cargo de coordenação e autoridade na igreja, inclusive ser ordenada pastora (ver Gênesis 1. 28).
A Igreja Luterana considera como sacramentos o Batismo e a Santa Ceia.
A Igreja Luterana admite crianças e adultos para o batismo. (Mateus 28. 18-20; João 3. 8)
As crianças batizadas recebem a Confirmação na adolescência, após um período de preparo chamado "ensino confirmatório". Pessoas adultas batisadas em outras igrejas são recebidas através da Confissão de Fé.
A a Igreja Luterana não impoe a seus membros regras rígidas a respeito de seu comportamento pessoal, conforme as palavras de Martim Lutero: "Um cristão, pela fé, é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Um cristãao, pelo amor, é servidor de todas as coisas e sujeito a todos".
Cristãos de qualquer confissão são admitidos à Santa Ceia, deixando a sua participação a critério da consciência de cada pessoa.
A Igreja levanta seus próprios recursos para o trabalho comunitário e de missão, através de contribuições regulares ou ofertas espontâneas que cada membro dá conforme suas possibilidades financeiras. Por isso a Igeja Luterana não insiste no dízimo e não cobra pelos serviços que presta, seja cultos, batismos, casamentos, sepultamentos, visistas, etc...
A religião luterana tinha um caráter nacional na medida em que rompeu com o papado e colocou os pastores dessa igreja sob a direção dos príncipes alemães. A igreja luterana simplificou os rituais religiosos, tendo excluído todos os sacramentos da igreja católica, exceto dois - o batismo e a eucaristia - segundo Lutero, instituídos pelo próprio Cristo. A confissão passava a ser feita diretamente com Deus. Todo homem era considerado capaz de interpretar livremente a Bíblia. A reforma luterana foi uma reforma moderada que favoreceu a nobreza feudal e a grande burguesia.
A nobreza feudal foi favorecida tanto pelo fato de que os pastores dessa igreja ficavam sob a direção dos príncipes, como também pelo fato dela haver se apoderado das terras da igreja .
A grande burguesia foi favorecida, na medida em que se viu liberada das grandes obrigações financeira para com a igreja católica, permanecendo tais rendas na Alemanha
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás