Alguém me explica essa questão? O mecanismo que permite articular uma porta (de um móvel ou de acesso) é a dobradiça. Normalmente, são necessárias duas ou mais dobradiças para que a porta seja fixada no móvel ou no portal, permanecendo em equilíbrio e podendo ser articulada com facilidade.
No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em...
Gab: D
Respostas
A alternativa correta é a imagem da letra d).
Vamos aos dados/resoluções:
Frisando que as condições de equilíbrio para corpos extensos serão os vetores de força resultando em serem iguais a zero e o momento resultante dessas forças serem iguais a zero também. Ou seja, as dobradiças realizam forças verticais para cima visando equilibrar o peso da porta, satisfazendo a primeira condição de equilíbrio, deixando a força resultante na porta igual zero.
Nesse panorama, a porta tende a girar no sentido e logo, as dobradiças deverão realizar forças na horizontal que possa gerar momento no sentido anti-horário para "agradar" a segunda condição de equilíbrio. Então usando , Fh1 para condição superior e Fh2 para inferior, acharemos:
Fr1 = Fh1 + Fv2
Fr2 = Fh2 + Fv2
Então pela direção desses mesmos vetores, poderemos constatar que a Fr1 é uma força que aponta para a diagonal superior esquerda enquanto a Fr2 apontará para a diagonal superior direita.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)