• Matéria: História
  • Autor: D4Ntt
  • Perguntado 8 anos atrás

O jesuíta italiano André João Antonil descreveu algumas características que marcaram o inicio das atividades mineradoras na colonia. Leiam, a seguir, um trecho de sua obra de 1711 e respondam ás questões .
''Sendo a terra que dá o ouro esterilíssima de tudo o se há mister para a vida humana, e não estéril a maior parte dos caminhos das minas,não se pode crer que o padeceram ao principio os mineiro por falta de mantimentos, achando-se não poucos mortos como uma espiga de milho na mão ,sem ter outro sustento .
Porém, se viu tanta abundancia de ouro que se tirava , e a largueza com que se pegava tudo que lá ia, logo se fizeram estalagens e logo começaram os mercadores a mandar ás minas o melhor que chega nos navios do reino e de outras partes , assim de mantimentos como de regalo e de pomposo para se vestirem, além, de mil bugiarias de França que também lá foram dar. E a esse respeito, de todas as partes do Brasil se começou a enviar tudo o da terra , com lucro não somente grande, más excessivo

a) Como Antonil descreveu a terra das minas ?
b)Porque as pessoas pagavam tão caro pelos produtos?
c)A parti da leitura do texto, podemos dizer que a mineração contribuiu para a integração do território da América portuguesa ? Justifique .

Respostas

respondido por: Luanferrao
40
A) No início, ele descreve o caminho até as minas muito difícil e chegando lá não havia muitos recursos na região, pois estava afastado das grandes cidades localizadas no litoral, daí a falta de alimentos, de vestimentas, fazendo com que muitos morressem no caminho e no lugar pela enorme dificuldade. Porém, com o tempo, graças ao sucesso na descoberta do ouro, as cidades das minas ficaram com muitos recursos, atraindo um fluxo enorme de pessoas, tanto que Ouro Preto, atingiu incríveis 1 milhão de habitantes na época.

b) Primeiramente, parte do ouro obtido era retido pela metrópole portuguesa através de impostos elevados, como o quinto, a casa de fundição, entre outros. Além disso, devido a dificuldade de levar suprimentos até as regiões mineradoras, por serem distantes do litoral, o preço dos produtos tinham um custo maior. Por isso, quem lucrava mesmo não eram os mineradores, e sim quem vendia produtos a eles e o governo pelos impostos.

c) Sim, pois a descoberta da mineração no interior do país fez com que um fluxo de pessoas se direcionasse as regiões em busca de uma melhoria de vida, saindo desbravando regiões desconhecidas na pura raça e força de vontade, superando as dificuldades.
Perguntas similares