• Matéria: Filosofia
  • Autor: WellytonVictor
  • Perguntado 9 anos atrás

Com base na distinção feita por Rousseau entre desigualdade natural e desigualdade por convenção, como você classifica a desigualdade social no Brasil? justifique.

Respostas

respondido por: lipeandarai1
96
Não há como delimitar um e isolar o outro por certezas. Há casos e casos.  O processo de desigualdade é tratado com mais ênfase em problemas socioculturais, menos governamental, já que o mesmo é muito criticado se não houver igualdade nas suas leis constitucionais, disso,  a desigualdade convenção é recorrente, não isolando a naturalidade. Os dois podem vir juntos dependendo das situações que é proposto a analisar. 
respondido por: EduardoPLopes
15

Tomando por base Rousseau, toda desigualdade social é uma desigualdade por convenção, uma vez que a própria ideia de sociedade se fundamenta em convenções que não são naturais.

Para Rousseau em estado de natureza os homens seriam iguais - embora isto não queira dizer idênticos - na medida que teriam acesso ao mesmo modelo de vida e aos mesmos recursos, sendo igualmente capazes de se construir enquanto sujeitos livres.

Na sociedade, ao contrário, esta igualdade fundamental é desvirtuada por uma desigualdade convencional, em que o acesso aos recursos é diferente para os sujeitos por imposições econômico-sociais, que não são um "fenômeno natural" mas uma realidade construída pelos seres humanos.

Mais sobre a concepção de ser humano de Rousseau em:

https://brainly.com.br/tarefa/20157754

Anexos:
Perguntas similares