Hormônios são substâncias produzidas por glândulas a partir do tecido epitelial glandular. Diferentemente das glândulas exócrinas, que secretam seus produtos para fora do organismo ou para alguma cavidade, os hormônios são secretados por glândulas endócrinas. São assim chamadas devido à secreção ser direcionada para dentro (endo) do sistema circulatório. Das alternativas abaixo, assinale aquela que faz a correta correlação entre glândula e secreção produzida:adeno-hipófise: hormônio do crescimento (GH);adeno-hipófise: hormônio antidiurético (ADH);adrenais: ocitocina;tireoide: insulina;paratireoides: glucagon;
Respostas
Resposta:
O hormônio do crescimento é produzido pela hipófise, glândula pequena como um grão de feijão, localizada na parte inferior do cérebro. Como o nome diz, esse hormônio é absolutamente essencial para proporcionar o crescimento físico e a deficiência em sua produção é responsável pelos casos de nanismo, isto é, pela estatura muito baixa de algumas pessoas. Produzido em excesso, provoca acromegalia, ou seja, crescimento exagerado dos pés, das mãos, das orelhas e nariz.
Entre as décadas de 1960 e 1980, o hormônio do crescimento era obtido a partir da hipófise de cadáveres, método que limitava muito sua utilização. No entanto, o desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante tornou possível introduzir o gene do hormônio do crescimento humano em bactérias a fim de que elas produzissem esse hormônio. Em outras palavras: a introdução do gene do hormônio do crescimento humano em bactérias fez delas escravas obrigadas a produzi-lo em quantidades ilimitadas, o que possibilita sua utilização numa série de situações clínicas diferentes.