• Matéria: História
  • Autor: paiobrunicePink
  • Perguntado 9 anos atrás

escreva um pequeno texto sobre conflitos etnico-culturais, militares e a arbitrariedade das fronteiras na Africa. Cite como exemplo o caso do Sudão .

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
96

Bom dia!

Os conflitos etnico-culturais bem como a arbitrariedade e o militarismo são muito comuns neste país, e estão longe de entrarem em um processo de pacificação, isso porque existem disputas territoriais, como na Serra da Leoa, Somália e Etiópia.

Além disso, a intolerância religiosa é outro grande problema, issso porque, cada região tem sua própria crença, entre as regiões mais prejudicadas com este tipo de disputa estão na Argélia e no Sudão.

As políticas ditatoriais são outro grande problema encontrado nestas regiões, entre a mais famosa delas, está o Apartheid na África do Sul, esta, consistiu em uma política de segregação racial que não permitia que os negros votassem, e acontecia desde o ano de 1948 e consequentemente isso virou um confinamento geográfico.

É preciso intervenção de organismos internacionais, uma vez que, o país além de sofrer com estas questões, também sofre com a manifestação de doenças como aids e malária, e passam por uma miséria muito grande.

respondido por: NathanaelAlv
90
A África foi explorada durante séculos e ocupada por potências, pelo menos, nos últimos duzentos anos. Até o período da guerra fria ainda existiam países sob forte influência europeia. Estas intervenções acabaram realçando e provocando as disputas étnicas internas do continente, o que motivou centenas de guerras em um curto período de tempo, com um grande número de indivíduos mortes e países desolados. O Sudão enfrenta, hoje, um conflito entre as tribos nômades muçulmanas e os grupos não muçulmanos da região de Darfur. Além disso, a Independência do Sudão do Sul custou mais de um milhão de vidas.
Perguntas similares