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Com Descartes, o mecanismo supera o animismo (atribuição de uma anima ou alma aos seres vivos e objetos da natureza), tal como o de Kepler, que atribuía uma anima à Terra.
Descartes preconizava uma nova maneira de estudo do universo, negando as Escrituras como única fonte de saber, filosofia que jogava por terra a escolástica e seus fundamentos ancorados nas Escrituras:
``Para se atingir a verdade deve-se, por uma vez na vida, se desfazer de todas as opiniões que se recebeu, e reconstruí-las novamente e desde seus fundamentos, todos os sistemas de seu conhecimento''
René Descartes imprimiu à mecânica este novo fundamento filosófico - o mecanicismo - que serviu de alicerce para os desenvolvimentos subseqüentes deste campo da Física.
Descartes preconizava uma nova maneira de estudo do universo, negando as Escrituras como única fonte de saber, filosofia que jogava por terra a escolástica e seus fundamentos ancorados nas Escrituras:
``Para se atingir a verdade deve-se, por uma vez na vida, se desfazer de todas as opiniões que se recebeu, e reconstruí-las novamente e desde seus fundamentos, todos os sistemas de seu conhecimento''
René Descartes imprimiu à mecânica este novo fundamento filosófico - o mecanicismo - que serviu de alicerce para os desenvolvimentos subseqüentes deste campo da Física.
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1
Hobbes universaliza o mecanicismo. Para ele, 'toda mudança se liga ao movimento de corpos modificados, isto é, de partes do agente e do paciente'. O espaço é a primeira das nações fundamentais de sua filosofia" (...): 'é o fantasma de uma coisa que existe enquanto existe, isto é, enquanto não se considere nela nenhum acidente, a não ser aquele de aparecer fora daquele que o imagina'. "Existir é existir no espaço, é ser corpo em movimento".
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