Respostas
O artista brasileiro Nelson Leirner cresceu no mundo da arte. Desde pequeno, sofreu influências de seu pai, que era diretor do Museu de Arte Moderna e de sua mãe, escultora. Assim, a partir de 1956, ele começou a estudar artes plásticas e a expor suas obras e instalações, tanto individualmente quanto junto a outros artistas. A fama de Leirner cresceu com as críticas e provocações dele, ao realizar happenings e outras obras intermidiáticas.
Nos anos 70, ele se recusou a participar de Bienais por conta da ditadura militar e passou a fazer muitas instalações e obras criticas ao governo. Hoje vivendo no Rio de Janeiro, é professor e possui muitos prêmios de arte. A história mais intrigante de Leirner é de 1967, quando ele enviou um porco empalhado ao 4º Salão de Arte Moderna de Brasília. Ao saber que seu trabalho havia sido aprovado, Leirner questionou com ironia os critérios dos jurados.
As instalações de Leirner provocam o espectador com figuras do cotidiano. Suas obras são interessantes por conta da forte crítica presente e ultrapassam o limite do convencional.