Respostas
respondido por:
1
Jovens pés de milho (Image by Flickr.com, courtesy of Abri le Roux)
As plantas saudáveis tendem a gerar muito mais alimento do que podem usar imediatamente. A comida em excesso é armazenada como açúcares e amidos em várias partes das plantas. Estes reservatórios são uma fonte de energia, não apenas para as plantas, mas também para os animais e seres humanos, que as consomem.
Deslize aqui para continuar
Alimentos vegetais
Os carboidratos são os tipos mais simples de alimentos fabricados e armazenados pelas plantas. Açúcar e amido são dois tipos de carboidratos. Alimentos vegetais são gerados nas folhas, onde a clorofila absorve a energia do sol em um processo chamado fotossíntese.
Glicose
A glicose é um açúcar simples armazenado em grandes quantidades nos caules de algumas plantas. Um exemplo são os caules grossos do pé de milho.
Frutose
A frutose é outro açúcar simples. A sua composição química é um pouco diferente da composição da glicose e, geralmente, é armazenada na fruta. Por esta razão, comumente é chamada de açúcar de fruta.
Açúcares complexos
Algumas plantas, como a cana-de-açúcar e a beterraba, são muito eficientes na criação e armazenamento de açúcares complexos. Estas plantas geram os açúcares simples, como glicose e frutose, bem como criam uma forma superior de açúcar que é armazenado em qualquer uma das partes do caule, tal como na cana, ou nas raízes, como na beterraba.
Amido
O amido é um alimento de reserva comum em plantas verdes. Ao contrário de açúcares, que são solúveis em água, amidos devem ser digeridos antes de serem utilizáveis. O amido é armazenado em grânulos, como nas plantas do arroz ou do trigo. Amidos são um grupo importante na dieta humana.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás