(ENEM) A produção de açúcar, no Brasil colonial:a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população. b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural. c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português. d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República. e) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.
Respostas
C) Consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português
Espero ter ajudado :)
A produção de açúcar, no Brasil colonial, é corretamente descrita pela alternativa: letra c).
O ciclo econômico do açúcar, que foi dominante no Brasil entre os séculos XVI e XVIII, foi caracterizado por uma economia baseada na produção e refino da cana de açúcar, focalizada na região Nordeste.
Além disso, duas outras grandes características desse sistema eram o fato de ele se basear em uma estrutura de monocultura latifundiária de exportação, na qual a figura do senhor de engenho (geralmente colonos portugueses ou descendentes deles) era bastante presente, e também fazer uso de uma lógica de produção escravocrata, que contava, principalmente, com escravos africanos que eram capturados e vendidos no Brasil.
Para saber mais sobre os ciclos econômicos do Brasil, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/8008810