Leia o segundo quarteto do poema “Busque amor novas artes novo engenho” de Camões: Olhai de que esperanças me mantenho! Vede que perigosas seguranças! Que não temo contrastes nem mudanças, Andando em bravo mar, perdido o lenho. Sabendo-se que a palavra “lenho” vem de lenha, podemos encontrar, no trecho em que há o emprego desse termo “Andando em bravo mar, perdido o lenho”, a figura de linguagem: a. Hipérbato b. Hipérbole c. Metáfora d. Sinonímia e. Metonímia
Respostas
Alternativa E.
O termo "lenho" foi usado em substituição a barco ("...perdido o barco"). Logo, empregou-se a matéria (lenho) no lugar do objeto (barco). Caso de METONÍMIA.
Bons estudos!
Resposta:
e. Metonímia
Explicação:
metonímia
Aprenda a pronunciar
substantivo feminino ESTILÍSTICA•LINGÜÍSTICA
figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.
relação metonímica de tipo qualitativo (causa, efeito, esfera etc.): matéria por objeto: ouro por 'dinheiro'; pessoa por coisa; autor por obra: adora Portinari por 'a obra de Portinari'; divindade: esfera de suas funções; proprietário por propriedade: vamos hoje ao Venâncio por 'ao restaurante do Venâncio'; morador por morada; continente pelo conteúdo: bebeu uma garrafa de aguardente por 'a aguardente de uma garrafa'; consequência pela causa: respeite os meus cabelos brancos por 'a minha velhice'; a qualidade pelo qualificado: praticar a caridade por 'atos de caridade' etc.