Respostas
Sócrates foi um filosofo grego, nascido em Atenas. Ele é considerado o primeiro filósofo, já que é considerado um marco para a filosofia.
Sócrates gostava de ministrar sua aula para as pessoas sem cobrar nada. Ele mesmo diante de muito conhecimento, sempre dizia que nada sabia. Uma de suas frases mais conhecidas é “ só sei que nada sei”.
Ele foi acusado de influenciar os jovens do seu tempo, de não reconhecer os deuses e aderir a outros deuses. Por causa disso, ele foi condenado à morte.
O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. Até então, a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com ele, o ser humano voltou-se para si mesmo. Como diria mais tarde o pensador romano Cícero, coube ao grego "trazer a filosofia do céu para a terra" e concentrá-la no homem e em sua alma (em grego, a psique). A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem.
Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, ele não estava sozinho. Pensadores sofistas, os educadores profissionais da época, igualmente se voltavam para o homem, mas com um objetivo mais imediato: formar as elites dirigentes. Isso significava transmitir aos jovens não o valor e o método da investigação, mas um saber enciclopédico, além de desenvolver sua eloquência, que era a principal habilidade esperada de um político.