• Matéria: Física
  • Autor: hhu1
  • Perguntado 9 anos atrás

três resistores de 100Ω cada um estão ligados conforme o esquema a seguir a potência maxima que pode ser dissipada em cada resistor é 25 w determine a tensão maxima que pode ser aplicada entre os terminais AeB por favor é urgente

Anexos:

Respostas

respondido por: rodrigosr12
11

Olá! A potência máxima dissipada é a potência dissipada na forma de calor no resistor e segue a fórmula P = R . i², onde P é a potência , R é o valor da resistência e i é a corrente elétrica. Adotando o resistor de 100 ohms (que é por onde a corrente passará com maior intensidade, gerando a maior potência dissipada) temos que:


P = R . i²

25 = 100 .

= 0,25

i = 0,5 A


A corrente que percorrerá todo o conjunto de A a B é de 0,5 amperes. Para descobrir o valor da diferença de potencial total (U), devemos lembrar a outra fórmula. A fórmula é U = R . i, onde R é a resistência total do circuito e i a corrente que passa pelo circuito.


A associação dos resistores em paralelo gera um resistor de metade do valor deles, ou seja, um resistor de 50 ohms. Dessa forma, haverá dois resistores em série, um de 100 e outro de 50 ohms. Assim sendo, a resistência geral é de 150 ohms. Com esses valores, agora temos a ddp do circuito:


U = R . i

U = 150 . 0,5

U = 75 V


Portanto, a máxima diferença de potencial entre os pontos A e B será dde 75 volts.

Perguntas similares