Respostas
Resposta:
Diante das intensas atividades produtivas em boa parte do mundo, há uma exigência cada vez maior de fontes energéticas que possam abastecer as necessidades dos vários setores da economia. Surgem, neste contexto, também as discussões sobre a produção de fontes energéticas limpas, ou seja, aquelas que ocasionem um menor índice possível de degradação no meio ambiente. A energia hidrelétrica é amplamente utilizada no Brasil por conta dos ricos recursos hídricos existentes no país.
Como é produzida a energia hidrelétrica?
A energia hidrelétrica, também conhecida como energia hidráulica, é produzida com auxílio da força das águas.
No entanto, não é em todo recurso hídrico que se torna possível a efetivação da produção de energia hidrelétrica, sendo que para tanto são importantes aspectos como a vazão do rio escolhido para implantação de uma usina, a quantidade de água disponível em um dado período de tempo, bem como as formas do relevo, averiguando se existe um desnível suficiente para implantação da usina, sendo que os desníveis no terreno podem ser naturais ou criados artificialmente com a finalidade de obtenção de energia.
Esse tipo de energia é produzida com auxílio da força das águas (Foto: depositphotos)
As usinas hidrelétricas, ambientes nos quais é produzida a energia elétrica, são compostas por uma barragem, a qual tem como função o represamento das águas do rio, formando o reservatório; um sistema de captação e adução da água, formado por canais que levam a água até a casa de forças; casa de força e o vertedouro, sendo que o vertedouro tem uma importante função de segurança, pois permite que as águas saiam do reservatório quando há um extravasamento dos limites recomendados pelas normas técnicas e de segurança.
Todos estes elementos agem conjuntamente para produção de energia através da força das águas.
A importância da água na geração de energia
A importância do uso da água na produção energética advém da própria relevância da água em escala geral, já que esta é o recurso mais abundante em todo planeta Terra. Os recursos hídricos estão presentes em todo o mundo, embora não de forma homogênea, dispostos em oceanos, calotas polares, rios, lagos e aquíferos.