As medidas econômicas tomadas por D.joao quando chegou ao Brasil contrariavam os princípios do mercantilismo. Por que ? Alguém mim ajuda
Respostas
Resposta:
Sim.
Explicação:
As práticas econômicas mercantilistas se caracterizavam pelo protecionismo alfandegário e pelo exclusivo metropolitano do comércio colonial. Ao abrir os portos brasileiros ás nações amigas, principalmente á Inglaterra, e estabelecer taxas alfandegárias favoráveis aos ingleses, o regente D. João adotou práticas liberais, condenadas pelos defensores do mercantilismo.
As providências econômicas de D. João VI no Brasil foram as medidas do liberalismo econômico, que era contrário ao mercantilismo, sendo elas:
- Decreto de Abertura dos Portos brasileiros;
- Alvará de 1808, autorizando a instalação de manufaturas e fábricas;
- propiciou a liberdade de mercado e de concorrência;
- pôs fim aos monopólios comerciais e alfandegários (que é base do mercantilismo).
Mercantilismo
No mercantilismo, a finalidade última de toda e qualquer atividade econômica é o interesse do Estado. Os interesses estatais sempre têm precedência sobre os interesses pessoais, ocorrendo assim um amplificação de poder do Estado.
O mercantilismo adotava medidas protecionistas (prejudicando a concorrência comercial e os preços), o pacto colonial (atividade econômica exclusiva com a metrópole) e a balança comercial favorável. Esta doutrina foi suprida pelo liberalismo.
Para mais informações sobre mercantilismo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51920674
#SPJ5