• Matéria: Filosofia
  • Autor: santos1011
  • Perguntado 9 anos atrás

Os filósofos pré-socráticos buscavam explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo por meio de princípios elementares de sua constituição e transformação. Considere as assertivas:

I – São chamados também de cosmológicos, pois investigavam a origem e a ordem do mundo pela busca da Arkhé: que seria o elemento comum a todas as coisas

II – Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratar da origem e do desenvolvimento do universo; antes deles já existiam cosmogonias. Embora estas fossem de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas.

III – Os pensadores do período pré-socrático foram capazes de avançar para questões da moral e virtude humana, integrando suas explicações sobre a natureza com o comportamento da sociedade integrado às formas do universo.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas

Respostas

respondido por: jeancbueno1
26
As assertivas I e II estão corretas no meu entendimento.

respondido por: victoria1998
7
CONSIDERO AS ASSERTIVAS I E II CORRETAS. A GROSSO MODO, OS PRÉ SOCRÁTICOS, FORAM OS FILÓSOFOS NATURALISTAS, BUSCAVAM O PRINCÍPIO SUBSTANCIAL DE TODAS AS COISAS, TALES CONSIDERAVA QUE TUDO ERA CONSTITUÍDO DE ÁGUA POR EXEMPLO, ELES CENTRARAM SUA PREOCUPAÇÃO NA EXPLICAÇÃO DO COSMO, TINHAM COMO OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE UMA COSMOLOGIA (EXPLICAÇÃO RACIONAL E SISTEMÁTICA) QUE SUBSTITUÍSSE A ANTIGA COSMOGONIA (EXPLICAÇÕES MITOLÓGICAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO). SOBRE QUESTÕES MORAIS, HUMANAS, FORAM TRATADAS À FRENTE COM SÓCRATES E OS SOFISTAS.

Perguntas similares