“O homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define. Não é passível de definição, pois não é nada, de início. Posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo.”
SARTRE, Jean P. O Existencialismo é um Humanismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. p. 14
“Na Grécia Antiga [...] os homens existem para a sobrevivência, não são senhores do seu destino, mas escravos dos acontecimentos causais.”
MOURA. Paulo M. G. de. Sociedade e Contemporaneidade. Curitiba: IESDE Brasil. 2009. p. 34.
A partir dos textos acima, marque a resposta correta a respeito da diferença entre a Grécia Antiga e Sartre a respeito da construção do homem:
(A)
Os gregos antigos acreditavam que a construção humana se daria mediante um empenho dele se reconhecer enquanto um ser ativo na sociedade.
(B)
Sartre acreditava no destino do homem antes mesmo da sua criação, fazendo dele um ser sem escolhas, suscetível apenas ao destino.
(C)
Tanto Sartre como os gregos antigos consideravam o homem como inventor de si mesmo, como protagonista de sua própria história.
(D)
O determinismo grego fazia do homem um coadjuvante no processo de construção de si. Se não tenho possibilidade de ser diferente de quem sou, torno-me escravo do meu próprio destino.
(E)
Tanto os gregos antigos como Sartre acreditavam na construção do destino do homem a partir da vontade dos deuses
Respostas
respondido por:
3
A) falsa.
B) falsa. Sartre defende que o homem determina seu destino.
C) falsa
D) Correta. O determinismo é isso, a natureza define o homem.
E) falsa.
B) falsa. Sartre defende que o homem determina seu destino.
C) falsa
D) Correta. O determinismo é isso, a natureza define o homem.
E) falsa.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás